Outubro Rosa: Hey Flor, se cuide!

Escrito Por: Aline Leipnitz Publicado em: ROOT Data de Criação: 01/11/2019 Acessos: 18 Comentários: 0

Finalizamos ontem o mês de outubro, que foi um mês muito importante para as mulheres! No mês de outubro foi realizada a campanha denominada Outubro Rosa que visa conscientizar sobre o câncer de mama, que atinge aproximadamente de 2 milhões de mulheres no Brasil por ano. O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e mais raramente em homens. Os sintomas do câncer de mama são nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. O tratamento depende do estágio do câncer. Ele pode consistir em quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Mas você sabe onde surgiu o movimento? Confira!

Surgimento do Movimento

O movimento começou nos estados unidos. No mês de Outubro existia um grande número de ações referentes ao câncer de mama, então posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa iniciou-se na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno desta causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa“, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Nós da Floricultura Roseira de Fátima apoiamos o movimento do Outubro Rosa. Queremos e vamos contribuir para que mais mulheres possam se conscientizar sobre a doença e procurar ajuda medica. O câncer de mama é um problema sério que aflige o nosso país e o mundo. Quanto mais pessoas souberem desse problema mais vidas serão salvas! Faça sua parte, faça seu autoexame!

Tags: outubro rosa

Deixe um comentário

Captcha