Novembro Azul começou e te damos o alerta: Homem, o melhor presente que você pode dar para sua mulher é se cuidar!

Escrito Por: Aline Leipnitz Publicado em: ROOT Data de Criação: 06/11/2019 Acessos: 9 Comentários: 0

O mês de Novembro é marcado pela campanha denominada Novembro Azul. A finalidade dessa ação é conscientizar a prevenção do câncer de próstata. Felizmente, inúmeras entidades públicas e privadas apoiam o movimento, além de promovem diversas ações pela causa no intuito de alertar os homens a se conscientizarem a cuidarem mais de sua saúde. É o equivalente ao Outubro Rosa, que falamos no Blog anteriormente, que alerta para o câncer de mama e à saúde da mulher.

 

O que é próstata? Como se desenvolve o câncer de próstata?

Bom, para começarmos a falar do assunto, mas entender primeiro o que é próstata para então falar sobre o desenvolvimento do câncer e as formas de prevenção. Segundo a Fundação do Câncer próstata nada mais é que uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto, que envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Contudo durante o seu funcionamento algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento do tumor.

Quais os sintomas?

A doença pode ser silenciosa na sua fase inicial ou apresentar poucos sintomas, geralmente o primeiro sinal é o crescimento da próstata que desencadeia dificuldade ao urinar ou o aumento da frequência ao urinar durante o dia. Após, com o avanço da doença, pode ocasionar dores nos ossos e até infecção generalizada e até insuficiência real nos casos de maior gravidade.

Como prevenir?

A prevenção pode ser realizada, primeiramente adotando hábitos saudáveis, e de forma secundária com a realização de exames de prevenção, tanto o toque retal quanto o exame de sangue que avalia a dosagem do Antígeno Prostático Específico – PSA.  Além dos exames rotineiros de prevenção, tais como: verificação da pressão arterial; hemograma completo e testes de urina; teste de glicemia, para prevenção de diabetes; atualização da carteira vacinal; verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.

A Floricultura Roseira de Fátima apoia o Novembro Azul e neste mês iremos distribuir rosas azuis para os homens que visitarem a nossa loja. É uma forma de  conscientizar que o cuidado da saúde é um presente valiosos que pode ser dado a sua companheira, mãe e filhas.

Tags:

Deixe um comentário

Captcha